• Punto e Filo

O mês de março é feminino!


coleção Punto e Filo Minus Collection

O mês de março é feminino. Dia 08 homenageamos as mulheres e nesse mês são ELAS que dão o tom.


Falar do feminino na Punto e Filo também é falar das tantas mulheres que ao longo de gerações, tecem, bordam, cuidam dos detalhes de cada peça. Não ao acaso o quadro de colaboradores da Punto e Filo é composto em sua maioria por mulheres.


No setor se artesania são elas em maioria que tecem, bordam, finalizam. É o cuidado com os detalhes que faz o belo. Por gerações o rigor, a exigência com a qualidade, coloca a técnica a serviço do produto bem feito.


Nossos artesãos aprendem o ofício em nossa produção. Gerações ensinam as gerações seguintes. São mulheres que encaminham os seus ao ofício. Hoje, convivem e trabalham juntos até 3 gerações da mesma família.


A história de sucesso da Punto e Filo está ligada a histórias de mulheres. Fazendo parte da 3ª Geração a frente da empresa, quando falo e penso sobre as mulheres e o feminino em nossa história, o familiar e o empresarial se enredam.


Lembro de D Vilma a frente da produção com seu rigor, seus cuidados, sua exigência para que o belo prevalecesse, e vejo também minha própria mãe a escolher os melhores tecidos de nossos vestidos, os aromas, os cuidados com nossa casa, o penteado nos nossos cabelos.


Mais que isso, vejo a exigência dela com nossos estudos, o impulso à formação profissional, o chamado para abraçar e se dedicar a empresa familiar, a importância de nossa autonomia e independência como mulheres, a força para cair e levantar, a união da familiar, os almoços de domingo na casa de minha avó, a solidariedade, a generosidade. Valores familiares e estruturais da Punto e Filo.


A ela somam-se as artesãs a frente de suas famílias e da produção: as Therezas, Marias, Adrianas, Neias, Zilmas, Alverindas, Dianas, Franciscas, Geilmas, Madalenas, Ivanildas, Ivones, Izabels, Mayaras, Suelis, Valdirenes, Roses, Meires, Rosangelas, Rosas, Hildas, Jenifers, Dianas,Francieles, Neides,Jaquelines, Keiles, Lucianas, Anas e tantas outras.


Mulheres com suas histórias, suas lutas e suas mãos a tecer e a bordar a beleza o aconchego, o esteio.

Falar em mulheres é falar em sucesso: em 2020 a Punto e Filo somou uma primeira mulher ao seu time de designers e lançou a coleção de tapetes MINUS, da designer Alessandra Delgado.


Sucesso total, a coleção foi premiada internacionalmente, no mesmo ano entre os melhores do ano: TOP 5 Interior Design Award – Best of the year. A coleção tem por características a leveza, a delicadeza e sinuosidade. Inspirada nas linhas arquitetônicas eternizadas pelos modernistas como Oscar Niemayer e Lina Bo Bardi, a coleção de tapetes minimalistas inspiram ambientes belos e aconchegantes.


A Punto e Filo é grata a todas as mulheres que fazem a nossa história: Alessandras, Solanges, Marisas, Priscillas, Ednas, Cristianes, Cristinas, Julianas, Wiaras, Josis, Glauces, Erikas, Vivians e tantas outras.



Um beijo,


Vivian Pisaneschi


95 visualizações0 comentário