.aQvbR ._3O0I5 ._2r88f { height: 32px !important; } Inhotim: a peça de Alfredo Barbosa de Oliveira na Itália!
top of page
  • Foto do escritorPunto e Filo

Inhotim: a peça de Alfredo Barbosa de Oliveira na Itália


Tapeçaria Inhotim (baseada no Instituto Inhotim)


Do coração da Punto e Filo para o mundo, a peça intitulada Inhotim, criada por Alfredo Barbosa de Oliveira é hoje um patrimônio nacional na Embaixada Brasileira na Itália!


A tapeçaria fabricada na Punto e Filo foi doada para a Embaixada após ser apresentada em um dos maiores eventos do Design mundial, em Milão, no ano de 2017.

A Tapeçaria Inhotim

Inspirada em gravuras de Alfredo, a peça carrega toda a história e beleza do Instituto Inhotim, um dos maiores museus de arte contemporânea do país, em Minas Gerais.


Aberto em 2006 para visitação, o agora chamado Instituto Inhotim é um grande complexo museológico com jardins, paisagismos, galerias, edificações, lagos ornamentados e obras renomadas que transitam nas dependências do instituto, criando uma grande rotatividade de público no local. Sua beleza é irreverente e cativa brasileiros de todos os estados, recebendo visitas regulares desde então.


Inspirado por estas belezas naturais e toda a diversidade existente no Instituto, Alfredo desenvolveu a peça que hoje é exposta no Palácio Pamphilj, a sede da Embaixada Brasileira em Roma.


Especificamente exposto na Sala Palestrina, maior salão dentro do Palácio, a peça leva a cultura e riqueza da flora mineira para o coração italiano.


A produção da peça foi padrão Punto e Filo: produzida a mão e com matéria-prima de alta tecnologia, a tapeçaria Inhotim leva história e qualidade para fora do Brasil, representando as empresas têxteis em solo europeu.


Em sua escolha estética, Alfredo desenvolveu uma peça atemporal e completamente elegante, com tons naturais que mostram leveza e beleza. Os tons verdes das plantas apresentam a rica flora de Inhotim, somados com a neutralidade escolhida para impulsionar a beleza de um local muito importante para a história do Brasil.


Você já conhecia essa peça? Sabia dessa história que enche nosso coração de orgulho? Deixe seu comentário em nosso Instagram e conte pra gente o que você achou dessa peça! Nos siga e veja centenas de peças incríveis, nossa página é rica em diversidade de peças e muita, muita beleza!


Além disso, clique aqui para conhecer a maior tapeçaria do mundo: outro trabalho da Punto e Filo que já fez história!



88 visualizações0 comentário
bottom of page