.aQvbR ._3O0I5 ._2r88f { height: 32px !important; }
top of page
  • Foto do escritorPunto e Filo

Primavera: como usar tapetes na composição dos dias floridos

Confira dicas para compor ambientes com tapetes que conversam com os dias mais quentes


Os dias frios, de folhas secas e tempo fechado estão indo embora e a primavera entra em cena, carregando vida e cor para o nosso cotidiano. Do latim primo vere, a palavra primavera significa ‘primeiro verão’, trazendo o presságio de uma estação muito esperada: o verão.


Pensando em reforçar esse sentimento de renovação e inspiração, nada melhor que começarmos pela nossa casa, afinal, a decoração do nosso lar é o principal reflexo do nosso estado de espírito.


A troca de alguns tecidos e cores pode ser bem-vinda, inclusive nos tapetes, que é o foco desse conteúdo. Vamos entender como eles podem ser um aliado nessa época do ano?


Confira abaixo algumas dicas para usar tapetes na primavera.


Tapetes: além de aquecimento e conforto

Os tapetes podem ser usados em todos os ambientes, promovendo diferentes funções. Apesar do papel ainda mais difundido, proteger os pés do contato com o chão frio, eles também são peças fundamentais na decoração.


Além de serem itens coringa que transformam espaços, criando delimitações, reforçando a decoração ou criando contrapontos visuais, eles também trazem outros benefícios práticos, como a aderência ao chão e isolamento acústico. Os tapetes Punto e Filo, por exemplo, ainda são criações únicas que trazem toda a brasilidade em verdadeiras peças de arte.


No caso dos dias mais quentes, tapetes com cores e formas orgânicas dão vida ao ambiente, acompanhando o clima exterior. Eles são capazes de criar a combinação ideal entre a energia da primavera e o conforto da nossa casa, tirando assim o máximo proveito de cada momento.


Flores!

Não tem como pensar na primavera sem lembrar das flores. A maior ocorrência de chuvas e dias mais longos fazem a natureza ganhar mais vida, deixando os espaços ao ar livre mais floridos e coloridos. Isso também pode ser refletido nos ambientes internos.


Esse é um bom momento para apostar nas folhagens e flores dentro de casa. Se você está montando um projeto para um ambiente com boa iluminação natural, agora você tem uma ótima oportunidade para utilizar tapetes com formas orgânicas ou floridas.


A continuidade visual da natureza para o chão do cômodo pode trazer conforto visual e aconchego para o espaço, especialmente se bem harmonizado com outras plantas e flores.


A presença dessas peças ainda leva o frescor e cores da primavera para todas as estações do ano. Um tapete floral pode inclusive substituir os quadros na hora de decorar a parede.


Cores

Para acompanhar as flores, é possível adotar cores nos tapetes que ressaltem a vida e trazem inspiração. Tons quentes e vivos, como o amarelo, vermelho e verde conversam bem com essa época do ano.


Em projetos com uma decoração mais neutra, como móveis rústicos e paredes frias, os tapetes em cores fortes são o ponto de partida para criar uma atmosfera inspiradora, acolhedora e elegante.


Porém, em ambientes que já trazem a vida primaveril nas paredes ou móveis, você pode apostar em tons de verde claro, como texturas de folhagens, para compor o projeto.


Tapetes únicos para um renascimento particular

A Punto e Filo fabrica tapetes sob medida da mais alta qualidade, a partir de criações de grandes nomes do design, artes plásticas e arquitetura do Brasil. Abaixo estão algumas recomendações para a estação.




Dentro do espírito de renovação e natureza da primavera, as obras do saudoso Alfredo Barbosa de Oliveira trazem formas singulares e orgânicas, frequentemente remetendo a folhas através de livres pinceladas.





Já as criações de Rodrigo Ohtake podem trazer as cores fortes para a sua decoração em formatos únicos e marcantes. Além disso, seus tapetes criam um efeito tridimensional através do alto relevo, capaz de conversar com outros elementos do ambiente e proporcionar sensações únicas..





A última indicação pode levar toda a natureza da brasilidade para o seu projeto. Pedro Lázaro transita entre cores e tons frios, sempre pensando na memória dos valores culturais locais e movimentos sociais contemporâneos.


Tapetes que contam histórias

Desenhados por incríveis artistas, os tapetes Punto e Filo podem fazer parte da sua história. Clique aqui para entrar em contato.


Gostou do conteúdo? Não deixe de acompanhar nosso blog para mais dicas sobre decoração, tapeçaria e muito mais!


143 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page