.aQvbR ._3O0I5 ._2r88f { height: 32px !important; }
top of page
  • Foto do escritorPunto e Filo

Conheça os designers envolvidos na criação dos tapetes Punto e Filo

A Punto e Filo tem como propósito levar para a casa dos brasileiros um pouco de história, tradição, arte e sustentabilidade, através de tapetes feitos a mão há mais de três gerações com a melhor matéria prima do mundo, o Econyl.


Mas o que dá vida aos nossos tapetes é a equipe de incríveis artistas e designers por trás das criações. Desenhos cheios de vida, modernidade, originalidade e um toque de brasilidade.


Nesse artigo falaremos um pouco sobre cada designer que temos a honra de compor o nosso time.


Alessandra Delgado




Há mais de 20 anos, Alessandra Delgado se dedica ao design de móveis, com coleções cem por cento autorais e de acabamento primoroso.


Reconhecida principalmente por seu trabalho com madeira, é a primeira vez em sua trajetória que assina uma coleção de tapetes.


Alfredo Barbosa de Oliveira





Um apaixonado pelas artes plásticas, abandonou a carreira na área financeira para se tornar designer têxtil.


Diretor criativo da Punto e Filo desde o lançamento da marca, em 2001, até o seu falecimento, em 2017, Alfredo criou um universo rico em formas, cores e texturas, que tinha início no papel, entre pinceladas de guache, em que ele deixava fluir as estampas geométricas e florais exuberantes que marcaram a sua carreira.


É dele a maioria dos modelos do nosso portfólio.


Antonio Ferreira Jr




Arquiteto consagrado, começou a flertar com as artes plásticas por influência de Alfredo Barbosa de Oliveira, seu mentor, e se lançou no estudo de cores e na pintura de acrílico sobre tela.


Os elementos gráficos das tapeçarias de parede e dos modelos geométricos coloridos que integram a coleção Aqquarius, de ar retrô, nasceram do trabalho artístico de Antonio: os quadros com referências do concretismo, neoconcretismo e construtivismo.


Giorgio Bonaguro




Some à alma italiana o pragmatismo da formação em desenho industrial e o fascínio pela brasilidade. O resultado são as criações cheias de bossa, história e propósito que Giorgio assina.


Autor de móveis, luminárias, objetos e embalagens, ele fez uma homenagem a Carlo Scarpa, arquiteto e designer italiano influenciado pela cultura, materiais e paisagens de Veneza, em sua primeira linha de tapetes desenvolvida para a Punto e Filo, com visual extra clean.


Lattoog




Os contornos de símbolos de São Paulo e do Rio de Janeiro se repetem incessantemente para desenhar uma nova estampa na proposta da dupla Leonardo Lattavo e Pedro Moog, do estúdio Lattoog, que criou a série de tapetes intitulada Paulioca.


A ideia, baseada na união de ícones urbanos paulistas e cariocas, deu vida a novos grafismos em cores variadas, uma delas inspirada pelo pôr do sol de Copacabana. Afinal, em seus projetos, poesia e intuição se afinam com inovação e originalidade.


Rodrigo Ohtake




Fios em diferentes alturas evidenciam as abstrações formais do arquiteto e designer, que encontrou na profundidade uma maneira engenhosa de criar um efeito tridimensional para as estampas dos modelos desenhados para a Punto e Filo, tudo acentuado pelas cores intensas e traço fluido, marcas fortes de seu trabalho.


Filho do arquiteto Ruy e neto da pintora Tomie Ohtake, Rodrigo, um dos nomes de prestígio da nova geração, também assina tapeçarias com visual orgânico.


Zanini de Zanine




Nome estrelado do design brasileiro, ele cresceu no ateliê do pai, o célebre Zanine Caldas, e conviveu com figuras notórias do modernismo. Já expôs em importantes museus e galerias no exterior, coleciona prêmios e integra o portfólio de marcas internacionais famosas.


Na coleção para a Punto e Filo, Zanini buscou nos encaixes dos antigos móveis coloniais e nas esculturas de madeira de demolição a inspiração para as figuras geométricas dos tapetes e das tapeçarias.


Pedro Lázaro




Pedro Lázaro já atuou em diversas áreas, passando pela arquitetura, design de interiores, cenografia e concepções de exposições. Hoje ele tem uma carreira consolidada por um talento ímpar.


Graduado em Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil e Filosofia, Pedro atua no mercado brasileiro e internacional desde 1994, trazendo criações de objetos e peças exclusivas.


Seus projetos sempre trazem como base o pensamento humanista como condicionante. Acredita no bem coletivo, nos processos naturais e nas relações duradouras.


Mais que tapetes, sensações e histórias

Esse time incrível trouxe à vida tapetes que criam atmosferas de emoções, capazes de pintar lindas memórias.


A Punto e Filo confecciona tapetes a partir de suas criações, feitos a mão com a melhor matéria prima do mundo, o sustentável Econyl. E agora eles podem fazer parte da sua história. Clique aqui para entrar em contato.


Gostou do conteúdo? Não deixe de acompanhar nosso blog para mais dicas sobre decoração, tapeçaria e muito mais!


188 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page