.aQvbR ._3O0I5 ._2r88f { height: 32px !important; }
top of page
  • Foto do escritorPunto e Filo

Tapete liso ou estampado? Confira dicas para escolher o melhor modelo

Conheça as diferentes funções dos tapetes monocromáticos e com textura

Os tapetes podem entrar na decoração antes, ditando o restante da composição, ou depois, ressaltando pontos específicos e delimitando ambientes. Em todo caso, são peças de muito valor estético, utilitário e até artístico.


Sendo assim, seus formatos, cores e estampas variam muito, podendo ser utilizados nos mais diferentes espaços.


Aqui, nós vamos falar sobre a escolha do tapete liso ou estampado para o seu novo projeto. Confira a seguir algumas dicas e inspirações da Punto e Filo.


Primeiramente, cores

Sejam tapetes lisos ou estampados, é interessante entender como as cores afetam nosso estado de espírito. Isso pode te ajudar a escolher com maior clareza a depender do cômodo que você está decorando.


As cores roxo e laranja, por exemplo, são ótimas opções para inspirar e estimular a criatividade. Já os tons de vermelho e amarelo, dão energia e entusiasmo.



Tapetes lisos: um toque final na decoração

As peças lisas ou monocromáticas geralmente cumprem funções estéticas mais relacionadas à decoração do restante do espaço. Podem ser uma delimitação de espaço, funcionar como um foco de luz ou criar um ambiente aconchegante.


Nesse caso, a psicologia das cores citada acima pode ser de grande ajuda, especialmente se você quer começar o projeto a partir de um modelo de tapete predefinido.


Entre as opções, existem tapetes de uma só cor com texturas discretas ou traços em alto relevo que dão um charme especial na decoração.


Aqui na Punto e Filo, temos por exemplo o modelo chamado Oitis, feita pela dupla Lattoog para integrar sua coleção Paulioca, uma série inspirada nas duas grandes metrópoles do sudeste, Rio e São Paulo.


Através do tom de cor e alto relevo em sua textura, a peça traz a sensação de seriedade e conforto.




Texturas: uma obra a parte

Tapetes com texturas, com duas ou mais cores, padrões repetidos ou não, podem ser verdadeiras obras de arte. E como tal, devem ser usadas da melhor forma possível.


Esses modelos também ressaltam a decoração e delimitam ambientes, mas os olhares vão ser atraídos para a peça, tornando-se o centro das atenções.


O que não falta na Punto e Filo são criações de artistas e designers que esbanjam criatividade em suas formas, traços, cores e estampas.


O incrível designer e artista plástico Rodrigo Ohtake, por exemplo, ousou nas cores e texturas para sua coleção na Punto e Filo.





E claro, não poderíamos deixar de citar o saudoso Alfredo Barbosa de Oliveira, que sempre apostou em traços orgânicos, diferentes cores e estampas ousadas.


Sem perder a essência das cores, o designer apostou em tons frios para o modelo AO 417, da série Orgânicos.





Punto e Filo: arte e história para a sua casa

Os tapetes podem ser o ponto de partida na criação dos ambientes, definindo por sua cor e formato, na composição de cômodos específicos com o máximo aproveitamento para cada função.


A Punto e Filo confecciona tapetes a partir de criações de incríveis designers, feitos por mãos que sabem fazer, levando tradição e qualidade.


Os tapetes Punto e Filo podem fazer parte da sua história. Clique aqui para entrar em contato.


Gostou do conteúdo? Não deixe de acompanhar nosso blog para mais dicas sobre decoração, tapeçaria e muito mais!


326 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Komentar


bottom of page