.aQvbR ._3O0I5 ._2r88f { height: 32px !important; }
top of page
  • Foto do escritorPunto e Filo

Cores: como elas afetam nossa vida e como aproveitá-las nos tapetes?

Você pode não perceber, mas as cores afetam diretamente a nossa vida o tempo todo. Elas mudam a nossa percepção, as memórias, os sentimentos e até a sensação de conforto.


Por isso, a psicologia das cores é uma ferramenta poderosa no mundo do design e decoração. Ela dá o poder de criar ambientes que trazem emoções diferentes: alegria, conforto, calmaria ou até uma dramaticidade.


Em geral, a variação de cores e tons influencia igualmente entre as pessoas. Assim, escolher com cuidado é o primeiro passo na hora de montar um projeto.


Sabendo que as cores se distinguem pela reação que causam nas pessoas, é importante lembrar que os tapetes causam a primeira sensação ao entrar em um cômodo, afinal são peças principais.


Nós criamos esse conteúdo para te ajudar com algumas dicas sobre o uso das principais cores na criação de verdadeiras atmosferas de sentimentos.


Para inspirar

A criatividade é parte fundamental em nossas vidas, especialmente para quem trabalha com a criação de conteúdo e arte.


  • Roxo Roxo ou violeta são cores associadas à mudança. Elas são capazes de reverter uma energia negativa em positiva. Essa é uma ótima opção para um local de meditação e remete a intuição e vitalidade.

  • Laranja A vibração do laranja desperta a coragem, sendo considerado saudável e frutífero. Sua sensação de calor e entusiasmo traz ousadia e estimula a comunicação. O laranja é recomendado para ambientes de trabalho, criação e também em salas de jantar, visto que desperta o apetite.


Para trazer calmaria

A tranquilidade é um desejo comum em nossas casas, especialmente nos quartos e ambientes de descanso.


  • Branco O branco representa juventude e limpeza, criando sensações refrescantes. Logo, um ambiente com essa cor vai deixar o estresse lá fora. Além do branco comum, tons mais quentes ainda ajudam a tornar o ambiente mais aconchegante.

  • Rosa O rosa é delicado e associado à natureza. Calmo e relaxante, essa cor traz uma sensação de pureza.

  • Verde Famoso por transmitir prosperidade e saúde, o verde reúne a qualidade refrescante do azul e a alegria do amarelo. Sua sensação calmante também traz renovação e boas vibrações.

  • Azul O azul é provavelmente a cor mais citada quando falamos em psicologia das cores. Ele traz calmaria, confiança e é conhecido por ajudar a baixar a pressão arterial, limpar a mente e a estabilizar a respiração. Especialmente os tons mais claros reduzem o estresse e a ansiedade.


Para ajudar no foco

Locais de trabalho como escritórios pedem por concentração e existe uma cor ótima para ajudar a focar.


  • Cinza O cinza representa o autocontrole e está sempre ligada à sabedoria. Por não ter carga emotiva, ele pode ser usado para a concentração, compostura e solidez. Além de clássico e elegante, o cinza ainda combina com a maioria das cores, caso você queira mesclar outros tons.


Para energizar

Ambientes de descontração e socialização aceitam um bom estímulo, e para isso existem cores que despertam a curiosidade.


  • Vermelho A famosa cor da paixão, forte e marcante. O vermelho traz vitalidade e autoestima, despertando a intenção de agir. Além disso, ela aumenta a pressão sanguínea e o batimento cardíaco.

  • Amarelo A cor da juventude. O amarelo é a cor associada à energia, otimismo e promove a comunicação, acendendo a criatividade. Ele ainda ativa a memória e estimula o sistema nervoso


Mais que tapetes, sensações e histórias

Agora que sabemos como as cores podem impactar o nosso dia a dia, fica mais interessante pensar nos tapetes como peças fundamentais na hora de criar atmosferas com sensações únicas.


O tapete pode ser o ponto de partida na criação dos ambientes, definindo por sua cor, ou sua combinação de diferentes cores, na composição de cômodos específicos com o máximo aproveitamento para cada função.


A Punto e Filo confecciona tapetes a partir de criações de incríveis designers, feitos a mão com a melhor matéria prima do mundo, o sustentável Econyl.


Os tapetes Punto e Filo podem fazer parte da sua história. Clique aqui para entrar em contato.


Gostou do conteúdo? Não deixe de acompanhar nosso blog para mais dicas sobre decoração, tapeçaria e muito mais!


182 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page