.aQvbR ._3O0I5 ._2r88f { height: 32px !important; }
top of page
  • Foto do escritorPunto e Filo

Tapete para a sala: 4 pontos de partida para compor sua decoração

Atualizado: 28 de nov. de 2022


O tapete é um acessório extremamente versátil que pode cumprir diferentes funções em um ambiente, especialmente em salas de estar. Além de artigo decorativo, ele pode ser usado para demarcar um espaço, promover maior conforto, aquecer, dar personalidade e, como tapetes Punto & Filo, são verdadeiras obras de arte.


Devido a sua ampla gama de possibilidades, seus tamanhos são diversos, com cores e estampas diferentes, trazendo sensações distintas. Por isso, a escolha do modelo ideal pode não ser uma tarefa simples.


Para te ajudar a integrar esse coringa da decoração da melhor forma possível ao ambiente, confira a seguir 4 dicas para escolher o seu tapete para sala.


Para um bom projeto, o ponto de partida é a estrela principal

Os tapetes cumprem diversas funções em um cômodo, desde esconder imperfeições no piso, aumentar a aderência ao chão, aprimorar o conforto e, principalmente, criar uma atmosfera agradável com sensações únicas.


Por isso, é extremamente importante que o tapete para sala se integre ao ambiente, às mobílias, decorações e paleta de cores. Mas qual o primeiro passo para atingir esse objetivo?


Os tapetes e carpetes Punto & Filo são autorais de qualidade, produzidos com a melhor matéria-prima do mundo por mãos brasileiras, representando a peça de maior magnitude em sua criação.


Logo, a escolha do tapete deve ser um dos primeiros itens a serem incorporados em um projeto. Assim, a harmonização dos elementos será mais espontânea, seguindo seu estilo e cores, ou criando contrastes interessantes.


Já tem um projeto em mente? Abaixo listamos alguns aspectos que podem ser considerados:


  1. Tamanho

Um bom ponto de partida é pensar no tamanho do cômodo para observar como a peça pode destacar suas preferências.


Geralmente, o tapete fica na parte central da sala. Por isso é recomendado que o modelo seja grande o suficiente para acomodar todos os móveis, de forma que ao arrastar uma cadeira, por exemplo, ela permaneça dentro da área da peça.


Essa medida pode evitar acidentes e ganhar espaço visual na sala ao integrar com outros itens e móveis.


Mas é claro que os tapetes pequenos são extremamente válidos: eles podem ser usados para valorizar algum item ou canto específico, geralmente com peças circulares.


  1. Estilo da decoração

Pensando em harmonizar a decoração do espaço, integrando sofás, puffs, entre outros móveis, é interessante escolher um tapete que converse com o restante da sala. Para isso, as opções são infinitas em cores, modelos e estampas.


Em estilos modernos e joviais, o ideal é ousar na escolha de tapetes geométricos, geralmente em tonalidades inversas, como preto e branco ou amarelo e rosa.


Se sua sala possui um estilo clássico, os modelos mais discretos em tons pastéis caem bem. Porém, apostar em uma opção que crie um contraponto pode tornar o ambiente mais convidativo e inovador.


  1. Cores

As cores do tapete para sala estão diretamente relacionadas ao seu objetivo com a peça no espaço. A partir daí, a tonalidade poderá ser definida com maior facilidade.


Cores neutras são pontos de partida para complementar a outros elementos decorativos. Mas caso seu desejo seja que os olhares se voltem para a tapeçaria, escolha tons fortes que contrastam com as demais cores presentes ou possuam detalhes que criem um contraponto.


A Punto & Filo possui 84 opções de cores que podem ser combinadas, trazendo uma enorme gama de possibilidades. São mais de 1.600 possibilidades para se encaixar em qualquer necessidade de decoração.


Lembre-se ainda que a cor do tapete pode influenciar na percepção de tamanho do cômodo. Cores escuras diminuem o tamanho da sala, logo recomenda-se que seja opção para salas amplas e modernas. Já os coloridos são interessantes em decorações neutras.


O piso também deve ser levado em consideração: porcelanatos claros vão bem com tapetes mais escuros; já em piso de madeira, tapetes claros são boas opções.


  1. Estampa

Ao pensar na estampa, a sua imaginação deve falar mais alto para combinar as cores escolhidas com a composição do projeto. Em muitos casos, nossos tapetes são peças chave para destacar o ambiente, tornando-se o item principal da decoração.


Por isso, a Punto & Filo possui um time de renomados artistas que desenharam coleções incríveis. Através de suas criações, é possível encontrar infinitas possibilidades em tamanhos e formatos, tornando o seu projeto em uma obra prima única.


Tapetes que contam histórias

A Punto e Filo fabrica tapetes sob medida da mais alta qualidade, com designs customizados em infinitas opções de tamanhos e cores.


Desenhados por incríveis artistas, os tapetes Punto e Filo podem fazer parte da sua história. Clique aqui para entrar em contato.


Gostou do conteúdo? Não deixe de acompanhar nosso blog para mais dicas sobre decoração, tapeçaria e muito mais!


433 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page